Planejamento é tudo

Se você está no vermelho ou nunca sobra dinheiro, uma boa dica eu aprendi no livro "O homem mais rico da babilonia", isso consistem em todo o começo do mês você separar 1 décimo de tudo que você ganha, se utilizar o recurso do Internet Banking pode colocar como um desconto agendado.
Depois seria bom você colocar numa planilha seus gastos principais como: contas de água, luz, alugue, prestação e etc, e se não sobrar dinheiro, tentar negociar algumas dividas (lembrando de não deixar aumentar os juros das contas), se sobrar dinheiro definir limites para gastar com despesas diversas e diversão dentro do seu limite financeiro.
Fazendo essas regras simples você pode começar a montar uma polpança e começa planejar algum investimento para fazer seus ativos renderem mais.
Etiquettes: adiantamento pagamento salario salário
Posté le 09-05-2008 17:43 | 9 Commentaires | 1 fois favoris | Rapporté 0 fois comme inapproprié
 

Commentaires

#1     Tenho feito isso há 6 meses...é pouco tempo...mas tem dado certo...consegui reduzir gastos supérfulos e guardar para no fim do ano investir em renda fixa (poupança no meu ver...tem pequena rentabilidade)...ainda estou estudando , mas em breve vou começar a investir na bolsa de valores .......e garantir minha aposentadoria privada.....pena q comecei tarde ..aos 28 anos..penso q talvez se tivesse esses objetivos como tenho hoje...já teria um capital maior...mas....comeceiii...e pretendo não desanimar...valeu..
-----------
cassiana horta
Posté le 10-05-2008 03:15
#2     Para complementar sugiro que elemine o grupo despesas diversas, ou tente colocar o minimo possível de ítens neste grupo, essa classificação mais genérica pode mascarar a verdadeira situação financeira, evitando que se faça um controle mais eficiente das finanças.
-----------
Meu cartão de visita
meadiciona.com/deciolima
Posté le 12-05-2008 04:57
#3     Bom no meu caso eu uso minhas despesas diversas como o cerbasi classifica como despesas variáveis que seriam aquelas despesas não previstas como remédios, uma revista e etc, o fim desse grupo seria estipular um limite para se policiar e não ficar gastando com supérfulos, e aumentar a auto conciencia que você tem estipulado um valor x para gastar em váriaveis e não deve extravasar.
Posté le 13-05-2008 19:20
#4     Estou iniciando hoje no moneytrackin, antes eu fazia os controles via www.terra.com.br/cash, mas o sistema é muito antigo e estou achando esse muito superior, então pretendo migrar ainda neste fim de semana.

Achei hiper interessante este fórum.

Prazer a todos e espero podermos compartilhar boas práticas :-)




Mas vamos ao que interessa. O que eu senti falta é de um planejamento financeiro neste sistema. Vi que o sistema utiliza o termo TAG para as categorias de gastos: alimentação, lazer, impostos, etc. Só que não encontrei nada que eu possa planejar mensalmente um teto. Exemplo: para alimentação eu quero estipular uns R$ 200,00 por mês e ter um acompanhamento do quanto que gastei para este item e quanto ainda falta eu gastar. Entendem? Se realmente não tiver isso, vou ter que continuar com a minha planilha online (docs.google.com) e mais o moneytrackin, mas o ideal seria ficar apenas com o moneytrackin. :D


Abração!!!!!
-----------
Allan Aguiar
Posté le 14-05-2008 18:49
#5     Amigo allanaquiar para você estipular um limite para um certo tipo de gasto como alimentação, você cria uma tag alimentação todo o gasto com alimentação vc coloca a tag alimentação nela. Depois disso você vai em contabilidade clica em limite mensais, depois você escolhe a conta, a tag e a moeda para fazer o limite "lembrando que para gastos você coloca um limite negativo" ai quando atingir 80% do que seu limite ele aparece na janela principal da contabilidade, mesmo não chegando nos 80% você pode clicar em limites mensais para consultar.

Espero ter ajudado.
Posté le 15-05-2008 18:47
#6     jholxd você poderia colocar seu comentário 5 como dica global, vlw
-----------
Meu cartão de visita
meadiciona.com/deciolima
Posté le 16-05-2008 18:36
#7     Rapaz, que dica boa... Parabéns!!! Vou segui-la e com isso irei finalizar uma das minhas duas planilhas q eu utilizava em paralelo com a terra q eu tinha.
-----------
Allan Aguiar
Posté le 23-05-2008 23:26
#8     Ola Galera, Estou usando o Moneytrackin a um mes e estou curtindo muito ele hein, show de bola para controlar suas finanças...Bom qq coisa estamos ai hein :-)

abraxx
Posté le 04-07-2008 23:02
#9     Gostei desse tópico, realmente planejamento é tudo.
Acho que uma boa opção de investimento em renda fixa é o Tesouro Direto. Existem várias opções de títulos, indexados à Selic, ao Ipca e Prefixados. Muitos rendem mais do que a poupança e dá para começar a investir com menos de 200 reais.
Eu prefiro esse aos investimentos bancários pois as taxas são menores.

www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/

Sugiro também as palestras do Gustavo Cerbasi no YouTube ou no ForShared. Ele escreveu alguns livros mas ainda não li nenhum mas pelo conteúdo das palestras, os livros também devem ser excelentes.
Em uma das palestras ele disse que temos que fazer o nosso dinheiro trabalhar para nós. Tenho pensado muito nisso.
Posté le 16-02-2010 18:45

Connectez-vous pour rédiger des commentaires ou inscrivez-vous ici